quinta-feira, 11 de junho de 2009

ARTIGO INFORMATIVO SOBRE O BRINCAR


Toda a educação científica que não se inicia com a Matemática é, naturalmente, imperfeita na sua base. Auguste Conté

O Jogo e a Aprendizagem




Um jogo de Matemática nem sempre envolve somente os números, como os já conhecidos Dominó, Bingo e Roleta. Temos muitos jogos que não que não usam números, mas que implicam raciocínio matemático e envolvem espaço, tempo, velocidade e lógica como o Resta Um, Damas, Pega Varetas,Trilha, Damas, Jogo da velha entre outros.

Os jogos, no ensino da Matemática, não só estimulam o desenvolvimento do raciocínio lógico-matemático, como também propiciam a interação e o confronto entre diferentes formas de pensar.
Desta forma, os jogos são uma excelente maneira de possibilitar aos alunos aprender.


Os alunos em situações de jogo vivenciam experiências com características sociais e culturais, estimulando a concentração , a aquisição de regras, a expressão do imaginário e o aprimoramento de conhecimentos.